sábado, 15 de novembro de 2008

Economia Coroataense... ?

Educação é a base econômica.

Esse tem sido um dos principais, senão o principal, tema abordado pelos candidatos a administrador público de Coroatá. É muito simples de conferir a razão de tal comportamento. Como costumo citar: “A maior sensibilidade do homem está no bolso”. Porém, eleitor, milagres financeiros não ocorrem assim, mas a custo de uma boa Educação, fundamentalmente a Educação Básica, pois de que vale uma graduação, ou PHD, que seja, com a ausência da boa expressão e interpretação em falas ou escritas?

A quem dar razão? Em quem votar? Dar oportunidade para educação, esse é o segredo. Obras palpáveis, digo de Pavimentações, Construções, Urbanizações é o que buscamos, porém erroneamente, pois as obras abstratas na educação, como preparação do corpo docente, melhorias escolares (não somente física), enfim “EDUCAÇÃO” essa é a palavra, não podemos apalpá-la, porém é a maior de todas as obras.

Onde então se vê o diferencial do candidato? Na objetivação da Educação, pois tudo finda, mas o conhecimento permanece resplandecente.

A fim de analisarmos melhor, vejamos como anda nosso cenário Educacional. Não temos parâmetros para a comparação entre os que já governaram o município, pois, ao contrário de que se relata na atual administração do Sr. Luis Ferreira sobre o crescimento da média IDEB, sabe-se que essa forma de se medir fora criada em 2005 (primeiro ano de governo da atual administração). Portanto, antes disso a comparação não era possível.

A primeira análise deu-se ao final do respectivo ano letivo. Mesmo sendo “parceiros e partidários” do Governo Estadual, relatam a seguinte afirmação: – “Coroatá tem hoje o IDEB acima da média Estadual”, o que realmente acontece tão somente nas séries iniciais (como degeneram o PDT). Vejamos as Tabelas Abaixo e analisemos:

Primeiro temos Medidas Nacionais no Quadro 01. Lá temos Média Nacional – 3,55 e Média Municipal – 3,33.

No desempenho do Estado do Maranhão, podemos destacar a lentidão da evolução (Quadro 02) com Média – 3,05.

No desempenho Municipal de Coroatá - Verificamos a meia verdade ao falar que se está acima da média estadual, pois isso ocorre somente nos anos iniciais, mas também não deixamos de perceber a boa recuperação (Quadro 03), com Média – 2,92.

Considerando a principal escola da Rede Municipal de Coroatá (Complexo Educacional), podemos dizer que ocorre uma ascensão; porém, mesmo com uma boa curva de recuperação (Média – 2,43), ainda há muito para se fazer visando melhorar esse desempenho (Quadro 04).

Realmente, verificamos sinais de recuperação e damos os méritos à pessoa do Secretário Municipal de Educação, aos diretores, professores e demais profissionais que lutam contra as adversidades. Mas, frisamos, continuamos atrás e, para obtermos uma boa economia amanhã, precisamos melhorar hoje, e há muito para ser feito.
Dito isto, analisemos então qual dos aspirantes ao cargo majoritário municipal nos dará mais solidez na educação hoje para não erguermos sonhos sem alicerces.

Como simpatizante da teoria educacional pedetista de Leonel Brizola, Cristóvam Buarque, entrego-me a decepção de ver hoje, liderado por Carlos Lupi, um partido sem direcionais políticas para a educação, salvo pelo Dep. Vieira da Cunha (PDT-RS) que luta pela continuação da implantação e construção de CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública - grandes escolas de turno completo - Criação de Darcy Ribeiro quando vice-governador carioca), defendendo que a responsabilidade da educação é integralmente de todos.

Questiono o que sentiria o saudosíssimo Brizola, João Goulart, Getúlio Vargas e o Eterno e Verdadeiro Ministro da Educação Darcy Ribeiro (hoje somente lembrado como criador do Sambódromo Carioca), lutadores incansáveis pelo bem futuro através da educação.

Se pudessem ver seus ideais distorcidos por torpes gananciosos liderados por Sr. Lupi (Ministro do Trabalho e não da Educação, por oportunidade); Sr. Cristóvam (Senador PDT-DF) – hoje totalmente sem foco após uma tentativa frustrada na corrida presidencial, numa aproximação com tucanos a fazer oposição ao governo Lula mais frustrada ainda, agora se curva ao mesmo; Sr. Jackson Lago (Governador do Estado do Maranhão) – proprietário de uma péssima avaliação educacional (IDEB) – vide tabelas abaixo – e de obras escolares embargadas; Sr. Luis Ferreira (Prefeito de Coroatá, PDT-MA) – investigado por um súbito desaparecimento de verbas, segundo acusações, desviados justamente dos fundos educacionais.

PENSEM, REFLITAM NA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO...











Coluna postada em www.jornaldopovoma.com.br por Arrais Jr em 02/10/2008.

3 comentários:

Anônimo disse...

devias lava sua boca ao falar do Sr. prefeito voce e um derrotado de todas as formas contente-se com isso,voce representa um zero a esquerda para coroatá, nada fez por este municipio o que sabe fazer muito bem e chupa o saco do Murad.

Anônimo disse...

muito bem Arrais...
ser um crítico nao é facil, veja a prova acima..
mas é assim mesmo. continue com seu trabalho.

Arrais Jr. disse...

Pois é Anônimo, o que me conforta é saber o nível de quem o faz e garanto que faço bem mais que ele.